No passado dia 19 de fevereiro, os alunos inscritos na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, do Agrupamento de Escolas de Lagares, vivenciaram uma experiência de partilha, amizade, camaradagem, mas também pedagógica e cultural.
A manhã começou com a visita à Sé de Braga e claustro, para de seguida, visitarem o Museu do Tesouro da Sé, onde tiveram a possibilidade de contactar com algumas das maiores obras de arte do país. O almoço aconteceu no espaço do Braga-Parque. A tarde, foi passada no Bom Jesus de Braga, não sem antes terem subido muitas, mas mesmo muitas escadas, até chegarem ao topo… Mas valeu a pena!
A história da Sé de Braga, considerada como um centro de irradiação episcopal e um dos mais importantes templos do românico português, remonta à obra do primeiro bispo, D. Pedro de Braga (1070), que concebeu um projeto com três naves, transepto saliente, cabeceira e deambulatório. Nesta catedral encontram-se os túmulos de Henrique de Borgonha e sua mulher, Teresa de Leão, os condes do Condado portucalense, pais do rei D. Afonso Henriques.
O Tesouro-Museu da Sé de Braga encerra um espólio de inestimável valor, com peças que cobrem um período de mil e quinhentos anos e que, em muitos casos, sintetizam a vida cristã dinamizada a partir da Catedral. A fundação do Tesouro-Museu da Sé de Braga data de 1930 e resulta da vontade do Arcebispo D. Manuel Vieira de Matos, que tudo fez junto do Governo de então, para a criação de um Museu de Arte Sacra. Criado deste modo, o hoje designado Tesouro-Museu da Sé de Braga, está desde a sua fundação instalado na antiga Casa do Cabido. Esta casa anexa à Catedral foi mandada construir, no século XVIII, pelo Arcebispo D. Rodrigo de Moura Teles. As obras de ampliação e remodelação de todo o espaço foram inauguradas a 30 de Março de 2007. Situado no centro histórico da cidade de Braga, o Tesouro-Museu ocupa cerca de 1482 m2 de salas de exposição, reservas, serviços educativos, serviços administrativos, acessibilidades e Loja do Tesouro.
O Santuário do Bom Jesus do Monte ou Santuário do Bom Jesus de Braga é um local religioso e turístico localizado em Braga. O Santuário possui uma igreja, um escadório por onde passa a Via Sacra do Bom Jesus, uma mata (Parque do Bom Jesus), hotéis e um elevador hidráulico centenário. Os Escadórios do Bom Jesus ligam a parte alta da cidade de Braga ao Santuário do Bom Jesus do Monte. Seguem um percurso paralelo ao Elevador do Bom Jesus. Ao longo do escadório estão capelas que representam a Via Sacra do Bom Jesus. Os Escadórios do Bom Jesus têm um desnível de 116 metros e estão divididos em três partes: Escadório do Pórtico, Escadório dos Cinco Sentidos e Escadório das Três Virtudes.
Subdepartamento de EMRC