Outubro Missionário 2023

Estimados Amigos 

Votos de Todo o Bem, para si e toda a Família, paroquial ou da comunhão espiritual. 

Espero que a JMJ e eventual descanso tenham sido regeneradores e o Jesus “de ontem de hoje e de sempre”, no horizonte do Ano Santo 2025, nos anime e envolva na graça da perseverança, fiel e fecunda, quotidiana, nesta espiral do Kairós, numa atitude constante e perseverante, surfando nas ondas, mas com amor e serviço crescente.

Em nome do nosso Bispo, Sr. D. Manuel, vem este Secretariado desafiar a vivermos intensamente este ano pastoral – Vamos com alegria – Juntos por um Caminho Novo. Iniciemos com este mês missionário, o Dia Mundial das Missões, a 22 de Outubro, com Conclusão e Envio da Semana Missionária Vicarial em Santo Tirso (de 15 a 22).

OUTUBRO MISSIONÁRIO E DO ROSÁRIO – JMJ, a Sinodalidade e Catequese, a frutificar, no amor e ardor da missão

  • CORAÇÕES ARDENTES – PÉS AO CAMINHO, é o tema da Mensagem, a partir da experiência de Emaús.
  • SEMANA MISSIONÁRIA VICARIAL, EM SANTO TIRSO – De 15 a 22 de Outubro, com os Missionários ANIMAG ZONA 2. A Celebração do Dia Mundial das Missões terá seu ponto alto, no Envio Final desta Semana, no Monte Córdova, com o nosso Bispo diocesano, Sr. D. Manuel Linda, às 16h, onde estará toda a Diocese.
  • VIGILIA MISSIONÁRIA EM TODA A DIOCESE – Dia 20 de Outubro. A partir do Guião, em cada Comunidade.
  • OFERTÓRIO PARA AS MISSÕES, IMPORTANTE, E POR ISSO OBRIGATÓRIO: 

Dia 22 de Outubro, Dia Mundial das Missões. “Todos podem contribuir para este movimento missionário da Igreja, com a Oração e a Ação, com Ofertas de Dinheiro, os seus Sofrimentos e com o próprio Testemunho” (Papa Francisco).

Meios e Materiais para Envolver as Comunidades, Corações ardentes – Pés ao caminho

  • GUIÃO MISSIONÁRIO 2023/2024 – um Itinerário de Vida e Missão para as Comunidades, para o ano inteiro. Pede-se uma Oferta mínima de 1€ (Um Euro). Está maior e muito enriquecido, para as Famílias e Grupos.
  • LATAS PARA PEDITÓRIO NA RUA – Dias 19, 20, 21 e 22 de Outubro. Além de recolher donativos fora da Igreja, mobiliza em missão os Jovens e envolve pessoas de fora que gostosamente colaboram. Uma Igreja e saída.
  • CARTAZ PARA O DIA MUNDIAL DAS MISSÕES e todo o Outubro Missionário: Paróquias, Espaços públicos…

Todos os Materiais estão à disposição, na forma habitual, graciosamente, exceto o Guião Missionário, na expectativa da partilha generosa e do entusiasmo mobilizador dos Párocos, Reitores, Capelães e outros.

Pelo Mail, abaixo, podem solicitar todas as informações. 

O nosso abraço fraterno aos Jovens…esperança dum presente no amor e ardor de Cristo Jovem. 

Cordiais Saudações a vocês queridos missionários, Irmã(o)s/sacerdotes/párocos, leigos, que fazem da idade/fragilidade uma vanguarda missionária… Beleza, vocês Voluntários Missionários. 

Para todos nós: “corações ardentes – pés ao caminho”.

Porto, 01 de Setembro – Dia Mundial de Oração pela Criação – 2023, 

P’lo SDM do Porto,

Padre Alípio Germano Barbosa 

 

OUTUBRO MISSIONÁRIO 2023 – Palavra do Sr. Bispo do Porto, D. Manuel Linda

Share