Acreditar: Setembro Dourado

Acreditar: Setembro Dourado

Há 29 anos que a Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro, promove as aprendizagens dos alunos doentes, garantido que estes jovens dispõem das mesmas oportunidades de aprendizagem e integração que os seus colegas.

É com a escola que se minimizam as limitações destes alunos: a participação não presencial, as dificuldades físicas ou cognitivas, os desafios emocionais e sociais. Porque acreditamos que a doença não deve limitar a construção da identidade e de futuro, estamos e sempre estaremos convosco neste processo.

Neste sentido, criámos o documento em anexo – QUANDO UM ALUNO TEM CANCRO que se destina aos professores, alunos e comunidade escolar em geral. Aqui encontra informação sobre legislação e recursos disponibilizados pela Acreditar como o programa Aprender Mais que, gratuitamente, proporciona um acompanhamento, complementar à resposta escolar, por parte de professores voluntários. Teríamos o maior interesse que este documento fosse divulgado pela rede escolar.

A par deste trabalho feito ao longo do ano, em Setembro assinala-se o Mês Internacional de Sensibilização para o Cancro Pediátrico. A campanha Setembro Dourado – dourado é a cor do cancro pediátrico, que simboliza a força e a resiliência das crianças e jovens que passam por uma doença oncológica – este ano tem o lema “O cancro do meu filho mudou tudo”. Mais informação no site da Acreditar.

É uma excelente oportunidade para a comunidade escolar se envolver, promovendo atividades com os alunos sobre o cancro pediátrico:

  • Organizando atividades que manifestem a solidariedade pela causa – baseadas no laço dourado (símbolo da força, coragem e resiliência destas crianças) e sejam filmadas ou fotografadas para se tornarem públicas como voz de apoio aos doentes. Os alunos do Centro de Formação Profissional da Madeira dão um exemplo!

 

CANCRO PEDIÁTRICO: INFORMAÇÕES AOS PROFESSORES

Para informações adicionais, ler – Acreditar_QUANDO UM ALUNO TEM CANCRO

 

 

 

Share